Direitos Humanos em Quadrinhos: informação, educação e a autonomia do “meio”

Autores

  • Vitor Souza Lima Blotta Professor Doutor. Departamento de Jornalismo e Editoração. Escola de Comunicações e Artes da USP. Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA-USP, IEA-USP)
  • Bruno Campos Conrado Bacharel em História pela USP. Pesquisador Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA-USP, IEA-USP)

Resumo

Este artigo procura discutir o impacto dos quadrinhos sobre concepções de acesso à informação e educação em direitos humanos, por meio de análise de conteúdo de obras estatais e independentes da área. Para construir o ferramental analítico, iniciamos com breves retrospectivas históricas dos quadrinhos na Europa e no Brasil, com base em textos de Alan Moore e Waldomiro Vergueiro. Os elementos dos quadrinhos são então relacionados com aspectos de visibilidade, narrativa e identificação, sugerindo novas perspectivas de acesso à informação e educação. Os resultados da análise das obras indicam que está na autonomia e equilíbrio do “meio” dos quadrinhos em relação a outros discursos sua capacidade de inovar o acesso à informação e educação direitos humanos.

Palavras-chave: Quadrinhos, direitos humanos, acesso à informação, educação em direitos humanos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitor Souza Lima Blotta, Professor Doutor. Departamento de Jornalismo e Editoração. Escola de Comunicações e Artes da USP. Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA-USP, IEA-USP)
    Departamento de Jornalismo e Editoração

Downloads

Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Direitos Humanos em Quadrinhos: informação, educação e a autonomia do “meio”. (2016). 9ª Arte (São Paulo), 5(1), 95-106. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137047