Informação, memória e adaptação: os super-heróis dos quadrinhos nas telas de cinema

Autores

  • Robson Santos Costa Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorando em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Evelyn Goyannes Dill Orrico Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ) Professora Adjunta (PPGMS/UNIRIO)

Resumo

Observa os conceitos de informação e memória em relação às adaptações de histórias em quadrinhos de super-heróis para a linguagem cinematográfica. Compreende as histórias em quadrinhos e o cinema como gêneros discursivos secundários de acordo com a concepção do pensador russo Mikhail Bakhtin. Os gêneros discursivos são vistos como instrumentos constituidores de uma memória discursiva, que é tomada como base no processo das adaptações. As adaptações são vistas no contexto da transmídia, entendida como uma cultura de cooperação horizontal entre gêneros midiáticos que convergem para um ponto em comum. Analisa o filme Thor e como a relação entre informação, memória e linguagem é trabalhada nessa adaptação. Conclui que o filme é construído por meio de um processo dialógico entre memórias de diferentes gêneros discursivos em um contexto de produção transmidiático.

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Biografia do Autor

  • Robson Santos Costa, Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorando em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Graduado em Biblioteconomia; mestre em Memória Social, doutorando em Memória Social pela Uni-Rio;Professor do curso de Biblioteconomia da UFRJ

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Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Informação, memória e adaptação: os super-heróis dos quadrinhos nas telas de cinema. (2016). 9ª Arte (São Paulo), 5(1), 58-72. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137051