Controlando todas as etapas de produção: crowdfunding e o quadrinista/empresário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v9i1p107-121

Palavras-chave:

Crowdfunding, História em quadrinhos, Meritocracia, Poder

Resumo

No processo de produção de quadrinhos via crowdfunding (financiamento coletivo), os quadrinistas são obrigados a exercer todas as funções do processo de produção de seus quadrinhos: desde os aspectos artísticos (como roteiro e desenho) quanto técnicos (diagramação, impressão e logística). Esta incorporação de todas as funções pelo artista reflete de maneira clara e direta um perfil “desejado” aos quadrinistas no Brasil: empresários de si, e não apenas artistas desvinculados dos processos burocráticos envolvendo seus quadrinhos. Esta profissionalização reflete tanto o exigente e competitivo mercado de quadrinhos brasileiro, quanto a lógica que impera no meio dos quadrinhos, determinando que o sucesso ou não do artista seja fruto única e exclusivamente de sua habilidade artística e empresarial – a lógica da meritocracia.

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Biografia do Autor

  • André Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e Sociologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: histórias em quadrinhos e sociedade, arte e política, e marxismo e ideologia.

Referências

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Controlando todas as etapas de produção: crowdfunding e o quadrinista/empresário. (2020). 9ª Arte (São Paulo), 9(1), 107-121. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v9i1p107-121