Reflexões sobre a criação de HQ bilíngue para o ensino

a mulher surda na 2ª guerra mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2022.v10.e197063

Palavras-chave:

Mulher surda, História em quadrinhos, Bilinguismo

Resumo

Objetiva-se apresentar o processo de criação da história em quadrinhos “A mulher surda na 2ª guerra mundial”. É de natureza bibliográfica-documental. Os dados foram tratados a partir dos resultados de Silva e Spelling (2018), que investigaram as práticas aplicadas pelo regime nazista sobre pessoas surdas que foram submetidas à eugenia, à eutanásia, à esterilização e abortos forçados na expectativa de que as pessoas surdas fossem eliminadas.

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Biografia do Autor

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar , Universidade Federal do Paraná

    Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FClar/Araraquara). Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba. Participante do Grupo de pesquisa Formação de professores em línguas (UFPR). Membro da Equipe Multidisciplinar (área de acessibilidade linguística) da UAB/CIPEAD/UFPR.

  • Danilo da Silva Knapik, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Pesquisador no campo de Estudos Surdos nos seguintes temas: fontes documentais, memória, história e historiografia, biografia e história em quadrinhos (HQ).

  • Germano Weniger Spelling, Universidade Federal do Paraná

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (UP) e graduado em Letras Libras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Colégio para Surdos Alcindo Fanaya Júnior.

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Publicado

2023-01-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre a criação de HQ bilíngue para o ensino: a mulher surda na 2ª guerra mundial. (2023). 9ª Arte (São Paulo), 10(1), e197063. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2022.v10.e197063