Sequências didáticas para ensino e avaliação de leitura de quadrinhos

Autores

  • Lucas Piter Alves-Costa Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante https://orcid.org/0000-0003-3139-9424
  • Mayara Victória dos Santos Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Arthur Schitine Siqueira Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e216894

Palavras-chave:

Sequência didática. Quadrinhos. Ensino de leitura. Análise do discurso. BNCC.

Resumo

Busca propor uma sequência didática para o ensino e avaliação de leitura crítica de quadrinhos, atendendo a algumas habilidades previstas na BNCC. A metodologia tem por base a Análise do Discurso Semiolinguística (Charandeau, 2008), com apropriações teóricas de Ramos (2009), Groensteen (2015), Joly (2007), Kleiman (2002), Dell’Isola (1996), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). O material usado para a sequência didática é uma charge de autoria de Mau. Defendemos que o percurso de leitura tem como fim não apenas a compreensão, mas a significação do mundo. Os resultados sugerem que trabalhar leitura de quadrinhos nas escolas ainda é um desafio, devido à falta de familiaridade com o sistema semiótico desses gêneros.

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Biografia do Autor

  • Lucas Piter Alves-Costa, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Venda Nova do Imigrante

    Professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante. Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG com doutorado-sanduíche pela UPEC (Paris XII) e pós-doutorado pela UFSM. Mestre em Letras pela UFV.

  • Mayara Victória dos Santos Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professor nível VI-A na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Produtividade PQ-UEMG.

  • Arthur Schitine Siqueira Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduando em Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola. Bolsista PAPq-UEMG.

Referências

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Alves-Costa, L. P., Oliveira, M. V. dos S. ., & Rodrigues, A. S. S. . (2023). Sequências didáticas para ensino e avaliação de leitura de quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), e216894. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e216894