Fada da contracepção: o processo criativo de uma história em quadrinhos voltada para educação sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218400

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Sexualidade, Sífilis, Camisinha., Histórias em quadrinhos - Ensino

Resumo

Traz reflexões sobre o processo criativo de uma história em quadrinhos sobre sexualidade, temática amplamente transpassada por fatores sociais e tabus em nossa atual sociedade. Foi feita a análise do processo criativo de um quadrinho produzido como material didático para a educação sexual, destinado a adolescentes estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os resultados apontam a potência do trabalho coletivo e a importância do diálogo e da abertura para mudanças no processo de criação, em particular quando o tema e público-alvo estão definidos previamente.

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Biografia do Autor

  • Mariana Silva Pinto, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

  • Maria Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba

    Doutoranda em Educação, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

  • Hylio Lagana Fernandes, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba

    Professor Associado do Departamento de Ciências Humanas e Educação, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Pinto, M. S., Silva, M. A. A. da, & Fernandes, H. L. (2023). Fada da contracepção: o processo criativo de uma história em quadrinhos voltada para educação sexual. 9ª Arte (São Paulo), e218400. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218400