Quadrinhos e processo incompleto

Autores

  • Lucas Muniz Reis Programa de Pós Graduação em Design da EBA/UFRJ https://orcid.org/0009-0004-6950-5207
  • Irene de Mendonça Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218444

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Processo criativo, Experimentação, Poética

Resumo

Apresenta reflexões sobre algumas características do processo particular de criação desenvolvido a partir do pseudônimo “Sem Cabeça”, onde são feitas experimentações com as possibilidades criativas da linguagem dos quadrinhos. Uma característica marcante dessa poética é a abertura que acontece desde o começo do processo, ao experimentar livremente em cadernos e livros de artista, até as etapas finais, onde esses materiais são editados para compor publicações que, no entanto, não apresentam uma finalização. Afinal ainda guardam algo incompleto, inacabado, em continuidade… estimulando novas possibilidades tanto para leitura quanto para futuras criações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Muniz Reis, Programa de Pós Graduação em Design da EBA/UFRJ

    Graduado em Comunicação Visual - Design pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD EBA/UFRJ) na linha de Design e Cultura.

  • Irene de Mendonça Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduada em Comunicação Visual - Design pela EBA/UFRJ. Pós-graduada pela École Supérieure des Arts Modernes – Paris. Mestre pela Escola de Comunicação da UFRJ. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Professora e pesquisadora do PPGAV e do PPGD, na EBA/UFRJ.

Referências

CADÔR, Amir Brito. Quadrinhos conceituais. In: CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO, 3º, 2020; ENCONTRO REGIONAL DA ANPAP NORDESTE, 3º, 2020; BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL, 8ª, 2020. Anais... João Pessoa(PB): 2020. Disponível em: www.even3.com.br/anais/3ciamiufpb2020/264588-QUADRINHOS-CONCEITUAIS. Acesso em: 08 dez. 2022.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. p. 37-48.

RANIERE, Édio; HACK, Lillian. Somos nada mais que imagens: entrevista com Anne Sauvagnargues. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/97503. Acesso em: 24 abr. 2023.

NANCY, Jean-Luc. The pleasure in drawing. New York: Fordham University Press, 2013.

SAUVAGNARGUES, Anne. Design machines and art machines. In: MARENKO, Betti; BRASSETT, Jamie. Deleuze and design. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2015. p. 65-83.

SILVEIRA, Guilherme Lima Bruno. Relações entre espacialidade e temporalidade na construção de quadrinhos abstratos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL, 2º, Goiânia, 2018, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2018. p. 498-509. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/LB_GUILHERME_SILVEIRA_IISIPACV2018.pdf. Acesso em: 8 dez. 2022.

SILVEIRA, Guilherme Lima Bruno; MOREIRA, Valter do Carmo. Objeto, superfície, matéria e mergulho: a investigação poética “em” quadrinhos e “sobre” quadrinhos. Revista Quadrinhos Conexões e Intermídias. Leopoldina, MG, v. 1, p. 143-161, 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-14

Como Citar

Reis, L. M., & Peixoto, I. de M. (2024). Quadrinhos e processo incompleto. 9ª Arte (São Paulo), e218444. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218444