A Gibiteca Stan Lee: Uma articulação entre quadrinhos, leitura e temas transversais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218673

Palavras-chave:

Gibiteca, Leitura, Quadrinhos, Super-heróis, Práticas de ensino

Resumo

Uma Gibiteca é um espaço de socialização de leituras de quadrinhos, bem como de organização, seleção e aquisição de HQs (NOGUEIRA, 2015). É um estímulo à leitura multimodal, à crítica e à reflexão à indústria cultural. Relatamos aqui a experiência de implementação da Gibiteca itinerante Stan Lee na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES).  O projeto articulou os quadrinhos aos temas transversais propostos pelos PCN, às datas comemorativas do ano letivo escolar e às temáticas escolares relevantes. Aqui a HQ é um objeto interdisciplinar (JAPIASSÚ, 1976) e integrador das disciplinas. Como resultados parciais do projeto temos: (a) a constituição de um acervo representativo de HQs, cujo critério foi abordar os temas transversais; e (b) a realização de oficinas de leitura sobre o mês da mulher, tendo como base a alfabetização dos quadrinhos (VERGUEIRO, 2009), onde sua linguagem (RAMOS, 2009) foi apresentada. Tivemos como objeto de estudo as HQs Mulher-Maravilha: Deuses e Mortas e Mafalda: feminino singular. A proposta se desenvolveu na biblioteca da escola parceira e revelou ser um instrumento relevante para discussão dos temas transversais e do currículo oculto. A leitura da HQs mobilizou conhecimentos de leitura, sociedade e texto.

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Biografia do Autor

  • Alex Caldas Simões, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutor em Letras pela  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Venda Nova do Imigrante. Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Jehíza Kiister Clementino, Instituto Federal do Espírito Santo

    Graduanda do curso de Letras-português do Ifes, campus Venda Nova do Imigrante. Bolsista FAPES.

  • João Vitor do Vale da Rocha, Instituto Federal do Espírito Santo

    Graduando do curso de Letras-Português do Ifes, campus Venda Nova do Imigrante. Bolsista FAPES.

  • Kedson de Oliveira Bertazo, Instituto Federal do Espírito Santo

    Graduando em Letras-potuguês do Ifes, campus Venda Nova do Imigrante. Bolsista FAPES (voluntário). 

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Simões, A. C., Clementino, J. K., Rocha, J. V. do V. da, & Bertazo, K. de O. (2024). A Gibiteca Stan Lee: Uma articulação entre quadrinhos, leitura e temas transversais. 9ª Arte (São Paulo), e218673. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218673

Dados de financiamento