Quadrinhos na matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218687

Palavras-chave:

Ensino da matemática, História em quadrinhos , Pixton, Tales de Mileto., Wattpad

Resumo

Intenciona dialogar acerca da produção de história em quadrinhos durante as aulas de matemática. As histórias em quadrinhos foram produzidas na plataforma Pixton e publicadas na plataforma digital Wattpad, como capítulos do livro Quadrinhos na Matemática. Dentre as histórias em quadrinhos produzidas por estudantes do ensino fundamental, foi selecionada para discussão a história em quadrinhos “Tales de Mileto, o moço das pirâmides!”. Além de aprender sobre os objetos do conhecimento relacionados ao ensino da matemática, entendeu-se que a produção de histórias em quadrinhos pelos próprios estudantes contribuiu para que a aprendizagem da matemática acontecesse de forma mais prazerosa, possibilitando aos estudantes verificarem as diferentes utilidades dos saberes matemáticos nos mais variados contextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone José Aparecida da Silva Santos, SEDUC/MT

    Doutora em Educação pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba/PR - Brasil.

  • Santos Rodrigo Octávio dos, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

    Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, Brasil Professor do Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio: Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, SEB, 2017.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras,1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

LEITE, Werlayne Stuart Soares. Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no Brasil. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 24, p. 105-212, jul./dez. 2014.

PIXTON. Dê superpoderes aos seus alunos! Disponível em: https://www.pixton.com/. Acesso em: 24 abr. 2023.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

PRADO, Maria E. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia: articulando saberes e transformando a prática. In: ALMEIDA, M; MORAN, J. (Org.). Integração das tecnologias na educação: salto pra o futuro. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

ROSSETTI, Micaela L.; HARTMANN, Karina. Dicionário de Produtos Digitais: Apps, Plataformas e Sistemas. 2020. Disponível em: https://softdesign.com.br/blog/dicionario-de-produtos-digitais-apps-plataformas-e-sistemas. Acesso em: 18 mar. 2022.

SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Webcomics Malvados. 2010. Dissertação (mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela.; VEGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-29.

WATTPAD. O negócio. 2023. Disponível em: https://company.wattpad.com/. Acesso em: 24 abri. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Santos, S. J. A. da S., & Rodrigo Octávio dos, S. (2024). Quadrinhos na matemática . 9ª Arte (São Paulo), e218687. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218687