Semiótica de história em quadrinhos

o processo criativo como tradução de uma ecologia de saberes na divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218694

Palavras-chave:

Análise Semiótica Peirceana, Ecologia de saberes, História em quadrinhos, Processo criativo

Resumo

A utilização das histórias em quadrinhos extrapola o universo do lazer e entretenimento, elas são utilizadas exitosamente por professores dentro da sala de aula.  Atualmente, vê-se um crescente aumento das histórias em quadrinhos sendo usadas como material de divulgação de científica (DC).Este trabalho tem como objetivo investigar por meio da análise semiótica o processo criativo de estudantes de Ciências Biológicas na produção de história em quadrinhos configurando uma Ecologia de Saberes na DC. Neste sentido foram escolhidos alguns exemplares de história em quadrinhos produzidas durante as aulas de uma disciplina de um curso de licenciatura em ciências biológicas para serem analisadas. Portanto, o referencial analítico escolhido foi a Semiótica Peirceana. Os resultados demonstraram uma mobilização de saberes prévios e outros adquiridos no processo; Além de um compartilhamento desses saberes em favor da manutenção do grupo, denotando um conhecimento que é próprio do grupo na produção da história em quadrinhos, (códigos e símbolos pertencentes a área de Biologia combinados com a linguagem das histórias em quadrinhos), a habilidade no manuseio das tecnologias digitais; os conhecimentos culturais, sugerindo uma Ecologia de Saberes própria do grupo.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Alves da Silva, UFSCAR-SO

    Doutoranda em Educação, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Semiótica de história em quadrinhos: o processo criativo como tradução de uma ecologia de saberes na divulgação científica. (2024). 9ª Arte (São Paulo), e218694. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218694