Quadrinhos em aulas de português para estrangeiros

ensinando língua e cultura

Autores

  • Alexandre do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Brízzida Anastácia Souza Lobo de Magalhães Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Português para Estrangeiros, Atos de Fala.

Resumo

Aborda a questão do uso de histórias em quadrinhos como material didático para o ensino de português do Brasil a estrangeiros. Parte da ideia dos quadrinhos como vitrine de uma cultura-alvo (VERGUEIRO; RAMOS, 2009), para discutir a possibilidade de usá-los como facilitadores do desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas e interculturais, requisitadas ao aluno estrangeiro na sociedade atual. Selecionou-se o “pedido de desculpa” como ato de fala (AUSTIN, 1967; GOMES, 2010) para exemplificar e sugerir estratégias de uso de quadrinhos em aulas de português a estrangeiros, como ferramenta pedagógica para ensinar padrões linguístico-interacionais e comunicativos. Os resultados parciais apontam para a melhoria de desempenho dos alunos quanto às suas escolhas linguísticas em situações interacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Linguística (Unicamp), Pós-Doutorado em Português como Segunda Língua (PUC-Rio), Professor do Programa de PósGraduação em Letras da UERJ, Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq – NUPPLES: Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua.

  • Brízzida Anastácia Souza Lobo de Magalhães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduada em Letras (Português - Francês ) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Especialidade Língua Portuguesa, Membro do Grupo de Pesquisa CNPq - NUPPLES.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Quadrinhos em aulas de português para estrangeiros: ensinando língua e cultura. (2018). 9ª Arte (São Paulo), 6(1-2), 18-28. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/149153