O DIVERSO COMO FUNDAMENTO DA(S) POÉTICA(S) DE ÉDOUARD GLISSANT

  • Andrei Fernando Ferreira Lima Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Palavras-chave, Diverso, poética, Relação, cultura, identidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo oferecer uma perspectiva geral sobre o conceito do Diverso e discutir sua presença como aspecto fundamental na(s) poética(s) de Édouard Glissant, de modo a introduzir o leitor à problemática da Relação, levando em conta as noções de língua, cultura e identidade como seus principais agentes. Considerando-se ainda o Diverso como chave de leitura das inter-relações culturais e identitárias na modernidade, serão discutidos os conceitos de rizoma, totalidade-mundo e crioulização, os quais constituem os alicerces do pensamento glissantiano e participam de uma nova proposta discursiva voltada para a afirmação da pluralidade e diversidade. Neste processo, enfim, examina-se a articulação do conceito do Diverso com outras instâncias da(s) poética(s) de Glissant, tais como paisagem, tempo e linguagem, no sentido de constatar sua integração e interdependência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Fernando Ferreira Lima, Universidade de São Paulo
Mestrando em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

DAMATO, D. B. Édouard Glissant: Poética e Política. São Paulo: Anablume, 1996.

GLISSANT, E. L’Intention poétique. Paris: Éditions du Seuil, 1969.

____________. Le discours antillais. Paris: Éditions du Seuil, 1981.

____________. Poétique de la Relation. Paris: Gallimard, 1990.

____________. Tout-monde. Paris: Gallimard, 1993.

____________. Introduction à une poétique du divers. Paris: Gallimard, 1996. [Originalmente publicado por Presses de l’Université de Montréal, 1995].

____________. Traité du Tout-Monde. Poétique IV. Paris: Gallimard, 1997.

GYSSELS, K. “Fils et filles d’Anancy: exil diasporique et identité métissée chez Schwarz-Bart et Marshall”. In: Revue de littérature comparée, nº 302, 2002/2, p. 178-190.

SCOTT, J. W. “Multiculturalism and the Politics of Indentity”. In: RAJCHMAN, J. (ed.). The Identity in Question. Nova Iorque/Londres: Routlegde, 1995, pp. 03-12.

Publicado
2016-12-23
Como Citar
Ferreira Lima, A. (2016). O DIVERSO COMO FUNDAMENTO DA(S) POÉTICA(S) DE ÉDOUARD GLISSANT. Non Plus, (9), 04-13. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v0i9p04-13