A Crise da mimesis aristotélica na poesia dramática de Villiers de L’Isle-Adam

Autores

  • Lígia Maria Pereira de Pádua Xavier Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho" - Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p82-99

Palavras-chave:

Literatura francesa, Simbolismo, Poesia dramática, Villiers de l’Isle-Adam

Resumo

Se na Antiguidade Clássica a relação poeta/leitor era estreita já que todos compactuavam do mesmo valor moral e estético, transmitido pelo conceito aristotélico de mimesis, na segunda metade do século XIX essa relação sofre um colapso, pois a arte não almeja a representação, nem a comunicação, mas sim, a expressão do eu lírico. E é justamente na recusa do tratamento mimético da realidade que o teatro villieriano se coloca e se faz poesia dramática, dando voz aos anseios mais profundos do eu. O objetivo desse trabalho é apresentar os aspectos importantes da obra dramática de Villiers que o fazem se destacar como um dos desbravadores do théâtre de la parole e, em última instância, do teatro moderno francês.

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Biografia do Autor

  • Lígia Maria Pereira de Pádua Xavier, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho" - Campus Araraquara

    Mestre em Literatura Francesa pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp - Araraquara, atualmente é doutoranda pelo mesmo programa; também é docente no Centro Universitário UNIFAFIBE em Bebedouro e professora de francês na escola Bonjour Paris em Ribeirão Preto

Referências

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Xavier, L. M. P. de P. (2017). A Crise da mimesis aristotélica na poesia dramática de Villiers de L’Isle-Adam. Non Plus, 5(10), 82-99. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p82-99