The wrong word at Choukri: from a language aspect to an erotic aspect
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v6i11p77-87Palavras-chave:
Insult, Syntax, Prostitution, Erotic, Semantic, HomosexualityResumo
Mohamed Choukri's For Bread Alone is considered the most daring and criticized work of Maghreb literature. Its author had the audacity to unveil all the shocking events that marked his life without having the concern to moderate them, since Morocco of the Eighties was a conservative society with a strong ArabMuslim culture. Indeed, For Bread Alone was censored from its appearance in 1983. Therefore, the authenticity and originality of this book emanate from the comments of the street reported by our author as they are. He says on page 84: "Get out of here! Go away! Cursed be the vagina that gave you birth! “These remarks are part of the register of the bad word and more exactly in the heading of the insults. Thus, our study consists in extracting all the insults of For Bread Alone and then trying to analyze them according to a linguistic approach to highlight their erotic aspects. In short, such a study makes it possible to find empirical answer elements to better grasp the crucial passage from one linguistic dimension to another erotic as to the so-called vulgar and bad sequences of For Bread Alone.
Downloads
Referências
CHOUKRI, Mohamed. Le Pain nu. Paris : François ; Maspero, 1980.
________. Le des erreurs. Paris : Éditions du Seuil, 1994. Traduit par Mohamed Ghoulabzouri.
CREPAULT, Claude ; LÉVY, Joseph. Nouvelles perspectives en sexoanalyse. Presses de l’université de Quebec, 2005.
DESMONS, Éric ; PAVEAU, Marie-Anne. Outrages, insultes, blasphèmes et injures : violences du langage et police du discours. Paris : l’Harmattan, 2008.
DIANE, Vincent ; GENÉVRIÈRE, Bernard Barbeu. Insulte, disqualification, persuasion et tropes communicationnels : à qui l’insulte profite-t-elle ?. In : Argumentation et analyse de discours. Revue électronique du groupe ADARR Numéro 8 /2012.
EL BAKKALI, El Arbi. La mauvaise parole dans l’œuvre culte de Mohamed Choukri : Le Pain nu. In : La mauvaise parole. Actes du XXXIV colloque d’Albi, Langages et Signification, Le Mirail, Toulouse, Juillet / 2013, pp. 297- 304.
KERBRAT-RECCHIONI, Catherine. Les Interactions verbales : variations culturelles et échanges rituels. Paris : Armand Colin, 1992.
LAGORGETTE, Dominique. Insultes et conflit : de la provocation à la résolutionet retour ?. In : Cahiers de l’Ecole, N° 5. Paris : 2006, pp. 26-44.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.