Uma travessia multinacional e interartística pelos mares simbolistas

Autores

  • Maria de Jesus Cabral Universidade de Lisboa
  • Bruno Anselmi Matangrano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p01-09

Palavras-chave:

Simbolismo, Relações Interartes, Decadentismo, Fin de Siècle

Resumo

Editorial do décimo número da Revista Non Plus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Jesus Cabral, Universidade de Lisboa

    Maria de Jesus Cabral é professora de língua e literatura francesas e ensina atualmente na Universidade de Lisboa. Autora do livro Mallarmé hors frontières. Des défis de l'Oeuvre au filon symbolique du premier théâtre maeterlinckien (Rodopi, 2007), derivado da sua tese de doutoramento, publicou vários trabalhos consagrados a questões poética, teatrais e de leitura a partir de obras de escritores de língua francesa e portuguesa ligados ao Simbolismo (Mallarmé, Maeterlinck, Duchosal, Castro, Pessoa...).

  • Bruno Anselmi Matangrano, Universidade de São Paulo

    Doutorando pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) e Bacharel em Letras Português-Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou, entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2011, a poesia de Cruz e Sousa e a de Camilo Pessanha, em nível de Iniciação Científica, sob orientação da Professora Doutora Annie Gisele Fernandes, e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e entre 2011 e 2013 a poesia de Camilo Pessanha, Paul Verlaine e Stéphane Mallarmé, também com apoio da FAPESP. É membro do Grupo de Pesquisa "Poem - Poéticas e Éticas da Modernidade" e do "LEPEM - Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade", além de ser editor da Revista "Desassossego", revista discente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da FFLCH-USP, e da Revista "Non Plus", revista discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e tradutológios em francês da FFLCH-USP. Possui ainda contos publicados em antologias.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Uma travessia multinacional e interartística pelos mares simbolistas. (2016). Non Plus, 5(10), 01-09. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p01-09