As imagens do brasil no romance “là où les tigres sont chez eux” e em sua tradução

UM OLHAR DA IMAGOLOGIA LITERÁRIA

  • Raquel Peixoto do Amaral Camargo Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: literatura, tradução, alteridade, imagologia literária.

Resumo

O presente trabalho, fruto do andamento de uma pesquisa de doutorado, busca investigar imagensdo Brasil no romance de Jean-Marie Blàs de Roblès, Làoùles tigres sont chez eux, e na sua tradução brasileira, Lá onde os tigres se sentem em casa, de Maria de Fátima Oliva do Coutto e Mauro Pinheiro.A partir da seleção de imagotipos – conceito caro à Imagologia e que difere dos estereótipos por se referir a imagens menos cristalizadas –explicitaremos algumas ideias que estão por trás das imagens veiculadas no romance francês e observaremos as suas refrações na tradução brasileira. Nós nos ateremos, principalmente, às passagens do livro de Roblès que evidenciam encontros entre culturas e nas quais a presença da alteridade se dá de forma marcante. Pretende-se, com a análise dos imagotipos literários levantados, descreveras diferenças entre umas e outras imagens e perceber a extensão do campo semântico dessas diferenças.

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Biografia do Autor

Raquel Peixoto do Amaral Camargo, Universidade de São Paulo.

Doutoranda na área de Tradução do Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês na USP.

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Publicado
2018-08-28
Como Citar
Camargo, R. (2018). As imagens do brasil no romance “là où les tigres sont chez eux” e em sua tradução. Non Plus, 7(Especial), 75-99. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7iEspecialp75-99