Performance midiática e construção do ethos do a(u)tor: Amélie Nothomb

Autores

  • Ana Amélia Gonçalves da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v1i2p15-26

Resumo

Narcisista, egocêntrica, grafômana, excêntrica, polêmica. Esses são alguns dos adjetivos empregados por jornalistas e críticos literários franceses para qualificar Amélie Nothomb, a quem intitulam “escritora-star”. A despeito de adjetivações, Nothomb, sucesso incontestável de vendas e de público, encarna publicamente o que a argentina Leonor Arfuch analisa como o sujeito constitutivamente incompleto e, portanto, aberto a identificações múltiplas. Esta identidade ambígua e fluida, para usar o termo forjado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, é própria de nossa era. assim, revestida de paradoxos e andando na corda-bamba dos mal-entendidos, a escritora belga Amélie Nothomb constrói uma personagem midiática, cuja performance inclui uma leitura refletida em sua obra. Na linha de fronteira entre ficção e realidade – supondo que os dois termos possam se opor –, Amélie Nothomb garante que seu ethos pré-discursivo seja reforçado por seu discurso, possibilidade analisada pelo linguista Dominique Maingueneau.

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Biografia do Autor

  • Ana Amélia Gonçalves da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Jornalista, Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Doutoranda em Literatura Comparada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2012-11-29

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS

Como Citar

Gonçalves da Costa, A. A. (2012). Performance midiática e construção do ethos do a(u)tor: Amélie Nothomb. Non Plus, 1(2), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v1i2p15-26