O grotesco nos poemas a “Le Nain” e “Départ pour le Sabbat”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v1i2p36-48Palavras-chave:
POEMA EM PROSA, ROMANTISMO, GROTESCO, MEDIEVALISMO, ALOYSIUS BERTRAND.Resumo
Aloysius Bertrand a été le précurseur du poème en prose en France avec son unique livre intitulé Gaspard de la nuit : fantaisies à la manière de Rembrandt et de Callot, dont la publication a eu lieu en 1842. Les poèmes sont acclimatés au moyen âge français et évoquent d’une façon pittoresque le quotidien et l’imaginaire populaire de l’époque. La présente recherche a étudié les tensions de l’ imagerie des poèmes de Bertrand qui se manifestent sur la forme du grotesque.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
BERNARD, S. Le poème em prose de Baudelaire jusqu'à nos jours. Paris: Librairie Nizet, 1959
BERTRAND, A. Gaspard de la Nuit: Fantaisies à la manière de Rembrandt et de Callot. Paris: NRF Gallimard, 1997. Ed. Établie par Max Milner.
COLLETI, W. Eu e o Grotesco: estudo sobre elementos grotescos em poemas de Augusto dos Anjos. Tese de Mestrado. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, 2002
HUGO, V. Do grotesco e do Sublime. São Paulo: Perspectiva, 2002, 2ª ed.
KAYSER, W. J. O Grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTOS, Fabiano R. da Silva. Lira dissonante: o grotesco na líra romântica brasileira: considerações sobre o aspecto do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Souza. Tese de Doutorado. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.