PESQUISA EM FONTES PRIMÁRIAS: A OBRA ROMANESCA DE JULES VERNE, ENTRE LITERATURA E PROJETO EDITORIAL

Autores

  • Edmar Guirra dos Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i6p126-135

Palavras-chave:

Jules Verne, Fonte primária, Periódicos, Campo literário

Resumo

Conhecida no mundo inteiro e lida, avidamente, por um público juvenil e por um grande número de adultos, a obra de Jules Verne era menosprezada pelos acadêmicos de sua época. No século do advento da circulação de informações via impressos, o diálogo entre a literatura e a imprensa é prolífico. Ambos os campos se beneficiam dessa relação. Esse pressuposto é a base para mostrarmos como a investigação da relação escritor, editor e imprensa - no caso de Jules Verne, seu editor Pierre-Jules Hetzel e diversos jornais franceses -, nos obriga a reler as Viagens extraordinárias e a melhor compreender a localização do autor no campo literário, à margem da “grande literatura”. Consideramos que parte desse desprezo poderia ser devido à participação do autor no projeto comum de Hetzel, o que o levou obrigatoriamente a ser classificado como escritor juvenil, não comprometido com a literariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar Guirra dos Santos, UFRJ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (Literaturas de língua francesa) – UFRJ. Professor de língua francesa na rede Estadual do Rio de Janeiro e na Aliança Francesa-Rio. Atua, principalmente, no tema Jules Verne.

Referências

Referências:

CHARLE, Christophe. Le siècle de la presse. Paris: Seuil, 2004.

CHARTIER, Roger & MARTIN, Henri-Jean. Histoire de l’édition française; le temps des éditeurs. Paris: Fayard, 1990 (1985).

COMPÈRE, Daniel. Jules Verne. Parcours d’une oeuvre. Amiens: Encrage, 1996.

COMPÈRE, Daniel & MARGOT, Jean-Michel. Entretiens avec Jules Verne. Genève: Slatkine, 1998.

KALIFA, Dominique; RÉGNIER, Philippe; THÉRENTY, Marie-Ève & VAILLANT, Alain (dir.). La civilisation du journal; histoire culturelle et littéraire de la presse française au XIXe siècle. Paris: Nouveau monde, 2011.

MACÉ, Jean & STHAL, P.-J. Magasin d’éducation et de récréation, Paris: Hetzel, Mar/1864.

http://gallica.bnf.fr/

Downloads

Publicado

2015-09-23

Como Citar

dos Santos, E. G. (2015). PESQUISA EM FONTES PRIMÁRIAS: A OBRA ROMANESCA DE JULES VERNE, ENTRE LITERATURA E PROJETO EDITORIAL. Non Plus, 3(6), 126-135. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i6p126-135

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS