Enunciação ad libitum: Ensaio sobre o pensamento de Benveniste e a construção fílmica de “Todas as manhãs do mundo”

Autores

  • Guilherme Weffort Rodolfo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v2i4p54-64

Palavras-chave:

Enunciação, Ad Libitum, Benveniste, Quignard, Análise

Resumo

Ad libitum é a execução musical a qual não recebe definição rítmica e deixa o intérprete pelo seu próprio critério. É o processo que o compositor Sainte-Colombe evoca ao soar sua viola da gamba no filme “Todas as manhãs do mundo” -Tous les matins du monde - produção francesa de 1991 do diretor Alain Corneau, com o roteiro e argumentos de Pascal Quignard. No filme, o violista parece executar sua música como uma voz que enuncia, personalizando-a e temporalizando-a, tornando-a livre em sua trajetória temporal. Essa subjetividade do enunciador, assim como as questões temporais, são pensamentos que Émile Benveniste propõe em sua coletânea de textos argumentativos sobre o “Curso de Linguística Geral” de Ferdinand de Saussure, o “Problemas de Linguística Geral”.

Este trabalho pretende explorar as ligações entre as teorias de Benveniste em seu “Problemas de Linguística Geral” e a composição de Quignard representada pelo filme “Todas as manhãs do mundo”, assim como observações sobre a poética visual apresentada pelo filme de Corneau.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Weffort Rodolfo, Universidade de São Paulo
    Departamento de linguistica

    Análise dos discursos e dos textos verbais expressos na modalidade oral e escrita, e dos textos não verbais.

     

Referências

AUSONI, Alberto. La Musique: Repéres iconographiques. Paris: Hazan, 2005.

BARTHES, Roland. Introdução à análise Estrutural da Narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise Estrutural da Narrativa. Petrópolis: Vozes, 1972.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 2005.

BLOM, Eric. (Ed.) Grove’s Dictionary of music and Musicians. London: MacMillan & Co, 1954. Vol. VIII.

BOSSEUR, Jean-Yves. Musique et Beaux-Arts. Paris: Minerve, 1999.

DOURADO, HENRIQUE AUTRAN. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Ed. 34, 2004.

GAI, Vinicio. La voluta degli strumenti ad arco: Considerazioni storiche. Roma, Torre d’Orfeo, 1988.

GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 16° edição.

GOMBRICH, Ernst. Mediações sobre um cavalinho de pau. São Paulo: EDUP, 1999.

PALISCA, Claude; GROUT, Donald Jay. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2011. 5° Ed.

QUIGNARD, Pascal. Marco Cornélio Frontão: Primeiro tratado da Retórica especulativa. São Paulo: Hedras, 2012.

SADIE, Stanley. (Ed.) Dicionário Grove de Música: Edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

TOUS les matins du monde: Direção: Alain Corneau. Produção: Jean-Louis Livi e Raphaël Berdugo. Interpretes: Jean-Pierre Marielle, Gérard Depardieu, Anne Brochet, Guillaume Depardieu, Carole Richert e outros. Roteiro: Pascal Quignard, Alain Corneau. [S.I.]: Produtoras: Film par Film, DD Productions, Divali Films, FR3 Films Production. 1991. Meio digital, (1h:49mim), Colorido, Som original: Francês.

VIGNAL, MARC. Dictionnaire de la Musique. Paris: Larousse, 2005.

WOODFIELD, Ian. La Viola da Gamba: dalle origini al Rinascimento. Torino: EDT, 1999.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Weffort Rodolfo, G. (2013). Enunciação ad libitum: Ensaio sobre o pensamento de Benveniste e a construção fílmica de “Todas as manhãs do mundo”. Non Plus, 2(4), 54-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v2i4p54-64