O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM FRANCÊS: OS TIPOS DE FEEDBACK DADOS PELO PROFESSOR A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS

  • Arthur Marra de Oliveira
Palavras-chave: Gêneros textuais. Capacidades de linguagem. Feedback

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre os tipos de feedback utilizados pelo professor em produções escritas baseadas em gêneros textuais de alunos de FLE. Mais precisamente, buscamos mostrar de que maneira esse feedback é feito e classificá-lo de acordo com as capacidades de linguagem propostas por Bronckart (1999), para verificar quais capacidades ele aborda. Por fim, visamos indicar o quê esse feedback pode indicar sobre o corretor. Os feedbacks foram coletados em textos de alunos do primeiro semestre da habilitação em francês do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nossa pesquisa, assim como o programa desse curso, baseiam-se nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999/2012.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Entrevista: o interacionismo sociodiscursivo em discussão. Concedida a Alessandra Augusta Pereira da Silva e Maria Izabel Rodrigues Tognato. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, ago./dez, 2010

DECANDIO, Fabricio; DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane. Produção Escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010

DOLZ, J.; DECÂNDIO, F; GAGNON, R. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: Emergence d’une compétence ou apprentissage des capacités langagières » ? Etudes de Linguistique Appliquée, 1993, 92, p. 23-37.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa – Século XXI. Rio de Janeiro: Positivo, 3ªed. 2004.

FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: Mediação, aprendizagem, desenvolvimento. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Editora

Parábola, 2002.

PENTEADO, Ana & Mesko, Wladimir (ano). Como se responde a um bilhete? São Paulo: Editora Parábola, 2006.

RUIZ, E. (2003). Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado das Letras.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2004

VIGOTSKI. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993

___________. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado
2015-09-20
Como Citar
de Oliveira, A. (2015). O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM FRANCÊS: OS TIPOS DE FEEDBACK DADOS PELO PROFESSOR A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS. Non Plus, 3(5), 136-152. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i5p136-152