O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL EM REVISTAS CULTURAIS E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM FLE

Autores

  • Cinthia Souza Bezerra Universidade de São Paulo - graduanda

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i5p115-135

Palavras-chave:

gêneros textuais, FLE, argumentação

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira (FLE) para alunos da graduação em Letras, habilitação em língua francesa, através do gênero textual editorial em revistas culturais francesas. Para tanto, exporemos, primeiramente, o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), no qual se insere a pesquisa. Em seguida, apresentaremos a metodologia para análise de textos e por fim, alguns exemplos de uma sequência didática elaborada para o ensino desse gênero textual no contexto universitário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Souza Bezerra, Universidade de São Paulo - graduanda

Departamento de Letras Modernas - Francês

Referências

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 1999/2012.

CRISTOVÃO, V. L. L. “O gênero quarta-capa no ensino do inglês.” In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Editora Parábola, 2002.

DECANDIO, F.; DOLZ, J.; GAGNON, R. Produção Escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

MARCUSCHI, L. A. “Gêneros textuais como práticas sócio-históricas”. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Editora Parábola, 2002.

PLANTIN, C. A argumentação. História, teorias e perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004/2007.

Downloads

Publicado

2015-09-20

Como Citar

Bezerra, C. S. (2015). O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL EM REVISTAS CULTURAIS E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM FLE. Non Plus, 3(5), 115-135. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i5p115-135