A NOÇÃO DE FELICIDADE EM HELVÉTIUS

Autores

  • Camila Sant'Ana Vieira Ferraz Milek UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i6p44-52

Palavras-chave:

Helvétius, felicidade, virtude

Resumo

Por meio dos textos Le vrai sens Du Systéme de La Nature, De l’Homme e o poema Le Bonheur, delinearemos a definição de Helvétius da noção de felicidade. Julgamos tal investigação relevante, pois, a felicidade é vista por Helvétius como o fim que cada um dos homens busca atingir e consequentemente, a felicidade de seus componentes deve ser a finalidade de todas as nações. A felicidade colocada nas obras de Helvétius parte das atividades cotidianas, mas pretende atingir as concepções morais, já que a virtude é definida como o desejo da felicidade geral. Por isso, compreender o papel da análise sobre o que constitui a felicidade auxilia um dos questionamentos principais a ser colocados à obra do autor, a saber, como é possível a ligação entre o alcance da felicidade no âmbito individual sem o detrimento da felicidade no âmbito geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DELVAILLE, J. Essai sur l'histoire de l'idée de progrès jusqu'à la fin du XVIIIe siècle : thèse présentée à la Faculté des lettres de l'Université de Paris. 1910.

EHRARD, J., L'idée de nature en France à l'aube des Lumières, Paris, Flammarion, 1970.

HELVÉTIUS, C-A. De l'Homme. Paris: Fayard. 1989.

_______________. Le Bonheur. in Oeuvres completes de M. Helvetius . Tome premier [-quatrieme]. 1777a.

_______________. Le vrai sens du Systéme de la nature in Oeuvres completes de M. Helvetius . Tome premier [-quatrieme]. 1777b.

STAROBINSKI, J. A invenção da liberdade 1700-1789. São Paulo: Edunesp, 1994.

Downloads

Publicado

2015-09-23

Edição

Seção

DOSSIÊ