Dossiê "Os 21 do XXI"

2021-03-09

No ano em que o século XXI completa 21 anos, a Revista Novos Olhares convida autores para refletir sobre as mudanças nas práticas midiáticas nestes primeiros anos do novo milênio. Vivemos, nestes 21 anos, a euforia das novas tecnologias de informação e comunicação conforme elas se enraizavam no cotidiano. Cibercultura, midiamorfose, remediação, sociedade em rede, ecologia de mídias, ecossistema midiático, convergência de mídias, midiatização, dataficação: estes são apenas alguns termos que ganharam maior recorrência nos estudos acadêmicos nesse período.

As esperanças de maior inclusão e participação pública se renovaram a cada avanço tecnológico, assim como os desafios crescentes relacionados à reorganização política e econômica no campo das práticas midiáticas: automatização de processos profissionais, novos agentes intermediando produtores e consumidores, plataformização da cultura, disseminação facilitada de desinformação, armazenamento, uso e controle de dados, desigualdade de acesso.

Em meio às transformações, os diferentes componentes do campo das mídias precisaram se adequar, implementando transformações de diferentes ordens. Rádio, TV, Cinema, Jornais, Revistas, Sites de Redes Sociais... É inegável a redistribuição de poderes e de papéis de cada um desses componentes do agregado social.

O dossiê Os 21 do XXI visa reunir trabalhos que analisem as diferentes áreas da prática midiática e que reflitam sobre as transformações, apontem soluções para os problemas hoje evidentes, ou tracem caminhos de desenvolvimento para os próximos anos. Seguindo o foco e escopo da revista, será dada preferência a artigos que procurem traçar um perfil histórico-crítico das mudanças incorridas nos últimos 20 anos, bem como textos propositivos sobre novas ou renovadas práticas da comunicação midiática.

Os artigos devem ser inéditos e ter entre 30 mil e 50 mil caracteres com espaço, excetuando-se resumos e referências bibliográficas. Devem ser formatados de acordo com o Manual de Publicação da American Psychological Association – APA Style 7ª edição, e seguir as demais regras das Diretrizes para Autores, disponíveis em https://www.revistas.usp.br/novosolhares/about/submissions.  Um modelo para redação do artigo está disponível no mesmo link.

 

Prazos:

Envio de artigos: até 31/08/2021

Divulgação da decisão editorial: 31/10/2021

Publicação do Dossiê: 21/12/2021