As Novas Identidades Políticas da Sociedade Digital

Autores

  • Rodrigo Saturnino Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102228

Palavras-chave:

Identidades políticas, internet, partido pirata, pirataria, propaganda.

Resumo

O artigo analisa as ações afirmativas dos Partidos Piratas a fim de compreender como o seu discurso se move na tentativa de reordenar o olhar e os sentidos normativos acerca da pirataria para, desta forma, fortalecerem as suas teses e afirmarem uma nova identidade política. Ainda no campo analítico, o texto demonstra a conversão criativa que realizaram ao apoiarem-se, de modo homônimo, na desconstrução de uma categoria social admitida, historicamente, como marcador arbitrário. Argumenta-se que a ação inicial dos piratas utiliza a acusação como recurso operatório, transformando-a em benefício publicitário para a ação política que promovem. A análise, de cariz qualitativa, foi baseada em documentos oficiais, no material de propaganda e em entrevistas realizadas com membros da Alemanha, Brasil, Portugal e Suécia.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Saturnino, Universidade de Lisboa
    Doutor em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), investigador colaborador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta (CEMRI-UAB) e bolseiro da Fundação para a Ciências e Tecnologia (FCT). 

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Saturnino, R. (2015). As Novas Identidades Políticas da Sociedade Digital. Novos Olhares, 4(1), 117-134. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102228