Novas convergências digitais: mídia, humanidades e artes

Autores

  • Francisco Rui Cádima Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102235

Palavras-chave:

Cultura digital, comunicação, convergência, novos media, plataformas interativas.

Resumo

No contexto da cultura digital, as áreas da comunicação, das artes e das ciências humanas atravessam um momento de convergência a vários níveis. Nesta reflexão exploramos, de um ponto de vista interdisciplinar e conceptual, o campo das narrativas de convergência multidisciplinar, quer no plano das estruturas interativas e hibridização de linguagens, quer no plano de produção e integração de tecnologias, tendo como objetivo pensar um modelo de "digital media" para as humanidades e artes, na encruzilhada com os novos media. Partindo da intersecção das "digital humanities" com a comunicação e as artes e da "remediação" de novos conteúdos culturais e científicos baseados em dispositivos e tecnologias emergentes, esta reflexão passa também pelo estado da arte das novas metodologias de criação e divulgação "web based", configuradas em modelos inovadores de mediação e interação comunicacional. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Rui Cádima, Universidade Nova de Lisboa
    Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa. Membro do Conselho Científico da FCSH/UNL. Coordenador do Mestrado de Novos Media e Práticas Web do DCC/FCSH. Coordenador do projeto Media Pluralism Monitor/Monitoring Risks for Media Pluralism in EU Member States/2015. 

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Novas convergências digitais: mídia, humanidades e artes. (2015). Novos Olhares, 4(1), 193-204. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102235