A Disputa pelo Sentido da “Mineiridade”: A Construção da Imagem de Aécio Neves na Disputa Presidencial de 2014

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.104525

Palavras-chave:

Mídia e Política, Campanha Presidencial de 2014, Propaganda Política, Mineiridade

Resumo

O artigo discute as construções identitárias do candidato Aécio Neves (PSDB) na disputa presidencial de 2014, tendo em vista que o tucano acionou símbolos que remetem à cultura da mineiridade. Ao mesmo tempo, o candidato priorizou, em vários momentos da propaganda, a campanha negativa de ataques à adversária Dilma Rousseff (PT), principalmente vinculando-a à era petista, à crise econômica e aos escândalos de corrupção na Petrobras.  Pretende-se compreender como se dá esta mistura do velho e do novo numa política cada vez mais teatral e adaptada à lógica midiática, em que confluem os meios de comunicação massivos e os meios digitais. Serão analisados os programas do candidato no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão e as postagens em sua fanpage no Facebook.

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Biografia do Autor

  • Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Mestre em Comunicação Social pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, é docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF.
  • Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF.

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A Disputa pelo Sentido da “Mineiridade”: A Construção da Imagem de Aécio Neves na Disputa Presidencial de 2014. (2016). Novos Olhares, 5(1), 29-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.104525