“Espelho, Espelho Meu...” O Tema da Beleza e Demais Traços de Contemporaneidade na Transmutação Fílmica de Branca de Neve e o Caçador

Autores

  • Anna Maria Balogh Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.115527

Palavras-chave:

Contos de Fada, Memória Cultural, Cinema, Conceito de Beleza, Vampirismo

Resumo

A filmografia contemporânea manifesta uma notável tendência para remakes de contos de fada e contos maravilhosos. Nem todos, no entanto, trazem novidades subversivas em relação aos textos paradigmáticos, os contos literários e os desenhos animados de Walt Disney. Dentro da proposta de Iuri Lotman, de memória e evolução cultural da textualidade, se analisa a nova versão fílmica do conto Branca de Neve e o Caçador no sentido de apontar os elementos observados pelo célebre pensador e analisar o que se julgou válido preservar e/ou transformar no remake. Dentre os elementos que se modificaram ou se enfatizaram na nova versão ressaltam as mudanças nos papeis dos protagonistas e a significativa contemporaneidade do tema da beleza, aprofundado na transmutação e interpretado no artigo através das teorias de pensadores como Nancy Etcoff, Umberto Eco e Remo Bodei.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Maria Balogh, Universidade de São Paulo
    Professora Livre Docente aposentada do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da  Universidade de São Paulo (USP) e atualmente Professora Titular do Curso de Pós em Comunicação Midiática da Universidade Paulista (UNIP). Formada na USP, Doutorada em Literatura na Universidade Complutense de Madrid e Pós-Doutorado em Intertextualidade e Linguagens Sincréticas na UFRCom da Université Stendhal – Grenoble, França. Autora dos livros “Conjunções, disjunções, transmutações. Da Literatura ao Cinema e à TV” em 2ª Edição (Annablume ,2005) e do libro sobre o Discurso Ficcional na TV (EDUSP, 2002).Colaboradora durante anos do Caderno de Cultura do Jornal O Estado de São Paulo, bem como de revistas acadêmicas nacionais e internacionais especializadas na área.

Referências

AMINI, H. et al. Branca de Neve e o Caçador. Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012.

BARBERO, J. M. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Gustavo Gili, 1984.

BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo. Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006.

BARTHES, R. La Chambre Claire. Note sur la photographie. Paris: Éditions de l´Étoile, Gallimard, Le Seuil, 1980.

BODEI, R. As formas da Beleza. Bauru-SP: EDUSC, 2005.

CRONICLE OF THE CINEMA. 100 Years of the Movies. New York: Dorling Kindersley Publishing, Inc., 1995.

ECO, U. (org.) A História da Beleza. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.

ESCRITOS 9. Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje. La Escuela de Tartu. Homenaje a Iuri M. Lotman. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. México. Enero-Diciembre, 1993.

ETCOFF, N. Survival of the prettiest: The science of beauty. New York: Anchor Books – Random House, Inc., 2000.

FISKE, J. Television Culture. London: Methuen, 1987.

GENETTE, G. Palimpsestes: La literature au second degree. Paris: Éditions du Seuil, collection Poétique, 1982.

LES TRESORS de Walt Disney. Paris: Librairie Hachette, 1956.

LICHTENSTEIN, J. (org.) A Pintura. Vol. 4: O Belo. São Paulo: Ed. 34, 2004.

LOTMAN, I. La memoria a la luz de la culturología. Criterios, Revista de las Literaturas y las Artes, Estética y Culturología. Habana-Cuba: Casa de las Américas, 1994, no. 31, Enero-Junio, pp. 212-229.

Filmografia

Branca de Neve e os Sete Anões. EUA, Walt Disney, RKO Pictures, Cor, Desenho, Longa- Metragem, 19 37.

Branca de Neve e o Caçador. EUA, Rupert Sanders, Universal Studios, DVD, Cor, Longa-Metragem, 2012.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

“Espelho, Espelho Meu...” O Tema da Beleza e Demais Traços de Contemporaneidade na Transmutação Fílmica de Branca de Neve e o Caçador. (2016). Novos Olhares, 5(1), 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.115527