Normatização, grupo e ódio: dinâmica em comentários nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.118552Palavras-chave:
Comunicação política, Normatização, Ódio, ConflitoResumo
O artigo aborda a normatização de comportamentos nas redes sociais, a fim de compreender de que forma ela contribui para o surgimento de manifestações de ódio. Parte-se da ideia do intento normativo como resultado dialético da vontade individual e da determinação social, detendo-se sobre as generalizações e como elas tendem à normatização, e aplicando esses preceitos sobre comentários em uma publicação do jornal El País, em seu perfil no Facebook, gerados a partir de uma notícia sobre o voto do deputado Tiririca durante o processo que decidiria sobre a aceitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Downloads
Referências
Referências
AHMED, S. Killing joy: feminism and the history of happiness. Signs: Journal of Women in Culture and Society, Boston, v. 35, n. 3, p. 571-594, 2010.
______. The cultural politics of emotion. New York: Routledge, 2004.
ALLPORT, G. W. The nature of prejudice. New York: Basic Books, 1979.
AO VIVO: diz o humorista e deputado… El País Brasil, [s.l.], 17 abr. 2016. Facebook. Disponível em: <http://bit.ly/2k4thft>. Acesso em: 18 jan. 2017.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Fronteira, 1991.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2013.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2014.
DECORO. In: DICIONÁRIO on-line. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em <http://bit.ly/2jUMTPi>. Acesso em: 30 jan. 2017.
GAY, P. O cultivo do ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KLEIN, M.; RIVIERE, J. Amor, ódio e reparação: as emoções básicas do homem do ponto de vista psicanalítico. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru: Edusc, 2012.
LIPSET, S. M. Consenso e conflito. Lisboa: Gradiva Publicações, 1992.
SARTORI, G. Politics, ideology and belief systems. American Political Science Review, London, v. 63, n. 2, p. 398-411, 1969.
VIANA, M. G. Psicologia do ódio. Porto: Porto, 1960.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.