O velho e o novo: os sentidos construídos pelos fãs de telenovela em tempos de convergência das mídias

Autores

  • Gustavo Dhein Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-2252-824X
  • Camila da Silva Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Otávio Chagas Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131749

Palavras-chave:

Recepção, Convergência, Telenovela, Gênero.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de caráter exploratório cuja finalidade foi analisar as apropriações da trama por parte dos fãs da telenovela Velho Chico no que diz respeito a questões referentes a gênero. Valemo-nos, para tanto, das publicações e comentários produzidos pelos receptores do referido produto ficcional em um grupo dedicado especificamente a ele no Facebook. Teoricamente, é apresentado um tensionamento a respeito das implicações das mudanças tecnológicas nos estudos de recepção, em diálogo com a perspectiva dos estudos culturais. Quanto ao protocolo metodológico adotado, aproximamonos da perspectiva da teoria fundamentada como método, de Fragoso, Recuero e Amaral, e classificamos as publicações e comentários coletados por meio do processo de codificação aberta, o que possibilitou o reconhecimento de padrões e elementos relevantes para a análise em questão.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Dhein, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como bolsista Capes.

  • Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como bolsista Capes.

  • Otávio Chagas Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como bolsista Capes.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O velho e o novo: os sentidos construídos pelos fãs de telenovela em tempos de convergência das mídias. (2017). Novos Olhares, 6(2), 104-113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131749