O ensino do telejornalismo nas universidades federais do Nordeste do Brasil em tempos de convergência digital

Autores

  • Paulo Eduardo Cajazeira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.132111

Palavras-chave:

Telejornalismo, Laboratório, Convergência, Mídias, Novas Diretrizes de Jornalismo, Tecnologias Digitais.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar as tecnologias digitais no ensino de telejornalismo em universidades federais da região Nordeste do Brasil. A pesquisa inicial focou-se no estudo do perfil dos docentes e das suas produções laboratoriais. No total foram pesquisadas doze universidades em nove estados brasileiros. A pergunta norteadora procurou verificar como as instituições de ensino acompanharam a mudança curricular com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo e os impactos da tecnologia digital no ensino do telejornalismo. Para tanto, entrevistamos um grupo fechado de professores universitários que lecionam essa unidade curricular e analisamos as matrizes curriculares e as produções audiovisuais acadêmicas a fim de compreender o processo de convergência digital pelo qual passa o ensino do telejornalismo.

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Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia e no Curso de Jornalismo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O ensino do telejornalismo nas universidades federais do Nordeste do Brasil em tempos de convergência digital. (2017). Novos Olhares, 6(2), 30-40. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.132111