Partidas
luto, ritos e memória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149075Palavras-chave:
Luto, Imagem, Memória, Ritos, AntígonaResumo
Este artigo estuda aspectos psicossociais da cultura em importantes momentos da existência humana, como a morte e o desenvolvimento da subjetividade e individuação, enfocando os sentimentos, emoções e conflitos que cada uma dessas etapas faz emergir. Nesse contexto, aborda como mitos, ritos, símbolos e linguagens possibilitam elaborar esses processos de um ponto de vista individual e coletivo, permitindo a superação dos conflitos e ambivalências que os acompanham. Nesse processo, meios e linguagens, bem como a construção da memória, se tornam especialmente importantes. Autores como Jacques Lacan, Sigmund Freud e Roland Barthes, entre outros, dão suporte teórico às análises. O mito de Antígona, transcrito na obra de Sófocles, ajuda a desenvolver o tema.
Downloads
Referências
ARIÉS, P. O homem diante da morte: a morte que se tornou selvagem. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990. v. 2.
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CASSIRER, E. Ensaios sobre o homem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
COSTA, C. A imagem da mulher: um estudo de arte brasileira. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2002.
COSTA, M. C. C. O retrato feminino na pintura brasileira (1800-1950) do realismo ao romantismo: análise estética e sociológica. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
FREUD, S. Luto e melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 96-103.
SILVEIRA, N. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1992.
SOUZA, C. D. As representações da morte na arte geométrica grega do século VIII a. C: expressões de identidade coletiva ou individual? In: ORTEGA, A. M.; PELOGGIA, A. U. G. (Orgs.). Entre o arcaico e o contemporâneo. São Paulo: Iglu, 2015. p. 81-118.
VOVELLE, M. A história dos homens no espelho da morte. In: BRAET, H.; VERBEKE, W. A morte na Idade Média. São Paulo: Edusp, 1996a. p. 11-26.
VOVELLE, M. Les âmes du pugatoire, ou le travail du deuil. Paris: Gallimard, 1996b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.