O papel do Twitter no agendamento jornalístico em mídia regional no Paraná

Autores

  • Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149140

Palavras-chave:

Teoria da agenda, Valor-notícia, Agenda-setting, Twitter

Resumo

Este artigo discute os pressupostos da teoria do agendamento, ou agenda-setting, e busca compreender em que aspectos a rede social Twitter consegue agendar o jornal on-line Gazeta do Povo. Em seguida, o texto procura identificar os parâmetros de relevância empregados pelo jornalista ao utilizar os posts feitos no Twitter, destacando os principais valores-notícia em cada matéria. O recorte do estudo compreende o material empírico encontrado na home da Gazeta do Povo de 1º de junho de 2017 – momento em que o jornal passou a circular exclusivamente em suas plataformas digitais – ao dia 1º de agosto de 2017, compreendendo um período total de dois meses.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Mestranda e graduada em Jornalismo pela UEPG.

  • Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Comunicação/Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O papel do Twitter no agendamento jornalístico em mídia regional no Paraná. (2018). Novos Olhares, 7(2), 64-77. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149140