John Dewey no cinema
os princípios educativos no filme "Além da sala de aula"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149406Palavras-chave:
John Dewey, Além da Sala de Aula, Filme, EducaçãoResumo
Este artigo problematiza o filme americano Além da sala de aula (Beyond the blackboard, EUA), de 2011, cuja história retrata a escola de um abrigo temporário em que estudam os filhos de pessoas que não têm onde morar. O filme evidencia o papel da professora Stacey Bess, interpretada pela atriz canadense Emily VanCamp. Nosso eixo de análise tem como base os princípios educativos discutidos no livro Vida e educação, de John Dewey. Objetivamos verificar, em especial, a prática docente, o comportamento dos alunos e os conceitos de educação e escola exibidos no filme e compará-los com os apresentados no livro de Dewey. Constatamos que, embora o filme não anuncie as premissas educativas do autor, a prática pedagógica apresentada se assemelha àquela defendida por ele, bem como os conceitos de aluno, escola e educação apresentados também têm relação com as discussões realizadas por Dewey.
Downloads
Referências
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1997.
FABRIS, E. H. As marcas culturais da pedagogia do herói. In: REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: Anped, 2001. Disponível em <https://bit.ly/2OeUmff >. Acesso em: 9 out. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Edart, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.