Comunicação, subjetividade e transporte nas cidades

Autores

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.149997

Palavras-chave:

Processos Comunicativos, Transporte, Subjetividade, Espaço Urbano

Resumo

Neste trabalho propomos considerar num mesmo campo problemático organização midiática e ocupação urbana. Argumentamos que os diversos regimes de velocidade ou energéticas comunicacionais que se constroem – envolvendo arranjos tanto de fluxos semióticos, como na comunicação remota ou nas transmissões televisivas, quanto de fluxos materiais, como nos transportes – incidem sobre os espaços das cidades e contribuem para produzir formas de sociabilidade e de subjetivação. Examinando os fenômenos do advento do automóvel e da televisão em meados do século passado e da irrupção recente das mídias digitais, buscamos analisar estas questões a partir de casos concretos nos contextos americano e brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Antropologia pela Cornell University, Professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), poeta e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Caiafa, J. (2019). Comunicação, subjetividade e transporte nas cidades. Novos Olhares, 8(1), 7-19. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.149997