O cinema de Naomi Kawase e o corpo como matéria fílmica

Autores

  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eduardo dos Santos Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.161864

Palavras-chave:

Cinema, Corpo, Performatividade, Naomi Kawase

Resumo

Este ensaio pretende fazer uma visita ao cinema autorreferente da diretora japonesa Naomi Kawase a fim de conhecer um pouco mais sobre as práticas performativas por ela empregadas nas (e com as) imagens. Buscamos entender como, em alguns de seus trabalhos, a cineasta inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, transformando-o também em matéria filmica. A investigação conceitual acionada procura dar ênfase ao que acontece, de maneira particular, na confluência de vozes e de forças que compõem o cinema de Kawase.

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Biografia do Autor

  • Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001), é Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2004) e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça, 2007). Doutor em Comunicação Social pela Universi­dade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013), foi bolsista PNPD/Capes (2014-2018) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), onde atua como professor e pesquisador. Atualmente, é docente do curso de Cinema e Audiovi­sual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenador do Grupo de Pesquisa so­bre a Imagem (GPI/Unifor).

  • Eduardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestre em Comunicação pela mesma instituição (UFC, 2018), com pesquisa sobre o cinema performativo de Naomi Kawase. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Audiovisual; e na área de Artes, com ênfase em Crítica das Artes.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O cinema de Naomi Kawase e o corpo como matéria fílmica. (2020). Novos Olhares, 9(1), 245-256. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.161864