Sobre o estilo narrativo do cinema brasileiro: notas baseadas em roteiros de filmes da década de 1950

Autores

  • Natasha Romanzoti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.162771

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Roteiro, Estilo narrativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar algumas características do cinema brasileiro com foco no estilo narrativo, por meio da análise dos seguintes roteiros dos anos 1950: O grande momento (1958), O homem do Sputnik (1959), Agulha no palheiro (1953) e Esquina da ilusão (1953). Apesar dos esforços em termos de industrialização e padronização do cinema brasileiro na década, paradigmas clássicos como a estrutura de três atos parecem ser de pouco interesse ou inaplicáveis a essa produção cinematográfica. De modo geral, a influência do teatro e do rádio brasileiros, juntamente com o crescente impacto das novelas, pode ser mais relevante para os roteiros brasileiros dos anos 1950 do que a estrutura aristotélica e outros conceitos e estratégias narrativas bem conhecidos.

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Biografia do Autor

  • Natasha Romanzoti, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Multimeios pela Unicamp, onde pesquisa roteiro no cinema brasileiro, mestra em Multimeios pela Unicamp, especialista em roteiro de ficção audiovisual pelo Senac-SP e bacharela em Comunicação Social pela UFPR.

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Publicado

2020-12-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Sobre o estilo narrativo do cinema brasileiro: notas baseadas em roteiros de filmes da década de 1950. (2020). Novos Olhares, 9(2), 105-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.162771