Na contramão do mercado fonográfico: a trajetória da gravadora Festa

Autores

  • Ana Paula Orlandi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166766

Palavras-chave:

Gravadora independente, Irineu Garcia, Literatura falada, Nacionalismo musical brasileiro, Música erudita no Brasil

Resumo

Este artigo aborda a trajetória da gravadora Festa, criada na década de 1950, no Rio de Janeiro, por Irineu Garcia (1920-1984). Entre 1955 e 1971, tendo à frente Garcia, o selo fonográfico gravou dezenas de discos de literatura (poesia, prosa, teatro) e de música erudita e popular, sobretudo de autores brasileiros. Apesar das dificuldades enfrentadas por Festa no sentido de viabilizar sua produção, principalmente na década de 1960, essa iniciativa contribuiu para sinalizar a existência de um nicho fonográfico no país voltado para produções ditas refinadas do ponto de vista cultural e ajudou a pavimentar o caminho para o surgimento nas décadas posteriores de gravadoras voltadas para uma fatia ignorada pelo mercado de discos no Brasil, a exemplo da Discos Marcus Pereira (1972), Eldorado (1977), Kuarup (1977) e Biscoito Fino (1993).

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Orlandi, Universidade de São Paulo

    Jornalista e mestre pelo programa de pós-graduação Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Autora da dissertação Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971), escrita sob orientação do professor Eduardo Vicente e defendida em 2018.

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Publicado

2020-12-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Na contramão do mercado fonográfico: a trajetória da gravadora Festa. (2020). Novos Olhares, 9(2), 116-128. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166766