Três tons sobre o apartheid: as fotografias sitiadas da África do Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.167215Palavras-chave:
Fotografia e história, Tempos sombrios, Imagens sitiadas, ApartheidResumo
A proposta do trabalho é examinar, em perspectiva comparada, as sujeições e insurgências de três fotógrafos sul-africanos durante o regime do apartheid: Peter Magubane, Ernest Cole e David Goldblatt. De acordo com restrições e liberdades relativas aos tons de pele, podemos observar três atuações distintas que implicam em diferentes soluções políticas e estéticas para o problema em comum. Entrelaçando história e fotografia em tempos sombrios com embasamento teórico nas teses Sobre o conceito de história de Walter Benjamin, serão analisados os gestos de resistência de fotógrafos e imagens em seu potencial de escrita de uma outra história.
Downloads
Referências
A HISTORIC account of South Africa’s Soweto uprising by the photographer who captured it. Don’t Party, [s. l.], 4 jun. 2016. Disponível em: https://medium.com/@DontParty/a-historic-account-of-south-africas-soweto-uprising-by-the-photographer-who-captured-it-3df9817905cf. Acesso em: 22 dez. 2020.
APARTHEID, white society and photography: David Goldblatt is interviewed at Arles (2006). American Suburb X, [s. l.], 17 abr. 2013. Disponível em: https://americansuburbx.com/2013/04/interview-david-goldblatt-interview-at-arles-2006.html. Acesso em: 22 dez. 2020.
APARTHEID MUSEUM. Life under apartheid. Joanesburgo, 1 dez. 2011. Disponível em: http://www.apartheidmuseum.org/life-under-apartheid. Acesso em: 2 maio 2019.
ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRECHT, Bertold. Aos que vierem depois de nós. Tradução de Manuel Bandeira. Revista Prosa Verso e Arte, Rio de Janeiro, 18 fev. 2018. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/aos-que-vierem-depois-de-nos/. Acesso em: 22 dez. 2020.
BUTLER, J. Levante. In: DIDI-HUBERMAN, G. Levantes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
CAIN, S. Peter Magubane's best photograph: a girl and her maid on a ‘Europeans only’ bench. Entrevistado: Peter Magubane. The Guardian, Londres, 12 nov. 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2015/nov/12/peter-magubane-best-photograph-white-girl-black-maid-apartheid-south-africa. Acesso em: 22 dez. 2020.
COHEN, E. Walter Benjamin. Resistencias minúsculas. A manera de introducción. In: COHEN, E. (ed.). Resistencias Minúsculas. Buenos Aires: EGodot, 2015.
CROOKS, H. The power and impact of Ernest Cole’s rediscovered archive. Magnum Photos, Londres, 24 nov. 2019. Disponível em. Acesso em: 22 dez. 2020.
DAVID Goldblatt. Goodman Gallery, Johannesburg, 2019. Disponível em: https://www.goodman-gallery.com/artists/david-goldblatt. Acesso em: 22 dez. 2020.
DAVID Goldblatt: photographs 1948-2018. Museum of Contemporary Art Australia, Sydney, 29 out. 2018. Disponível em: https://www.mca.com.au/artists-works/exhibitions/david-goldblatt/. Acesso em: 22 dez. 2020.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
ERNEST Cole. Magnum Photos, Londes, 4 jun. 2018. Disponível em: https://www.magnumphotos.com/photographer/ernest-cole/. Acesso em: 22 dez. 2020.
ERNEST Cole. South African History Online, Cape Town, 13 jun. 2009. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/people/ernest-cole. Acesso em: 22 dez. 2020.
KONDER, L. A poesia de Brecht e a história. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, 29 jan. 2007. Disponível em: www.iea.usp.br/publicacoes/textos/konderbrecht.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.
KRANTZ, D. L. Politics and photography in apartheid South Africa. History of Photography, Abingdon, v. 32, n. 4, p. 290-300, 2008. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/sites/default/files/Apartheid-South-Africa.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.
MOURA, R. David Goldblatt: a arte de se indignar. Revista ZUM, São Paulo, 19 out. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-15/goldblatt-zum15/. Acesso em: 22 dez. 2020.
SEKULA, A. The body and the archive. The MIT Press, Cambridge, v. 39, p. 3-64, 1986. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/778312. Acesso em: 22 dez. 2017.
SMITH, D. Life through a lens: Ernest Cole photographs shed light on apartheid. The Guardian, Londres, 22. dez. 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2010/nov/25/ernest-cole-david-goldblatt-apartheid-photography. Acesso em: 22 dez. 2020.
SPRING, A. David Goldblatt's photographs: documenting the casual horror of apartheid South Africa. The Guardian, Londres, 15 out. 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2018/oct/16/david-goldblatts-photographs-documenting-the-casual-horror-of-apartheid-south-africa. Acesso em: 22 dez. 2020.
UNIVERSITY OF SOUTH AFRICA. The apartheid project 1948-1994. UNISA, Pretoria, 19 out. 2018. Disponível em: https://www.unisa.ac.za/sites/corporate/default/Unisa-History-and-Memory-Project/Timeline/The-Apartheid-Project-1948-%E2%80%93-1994. Acesso em: 22 dez. 2019.
VELASCO, S. Exposição na Alemanha traça paralelo entre o apartheid e a fotografia na África do Sul. O Globo, Rio de Janeiro, 27 abr. 2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/exposicao-na-alemanha-traca-paralelo-entre-apartheid-a-fotografia-na-africa-do-sul-8222928. Acesso em: 22 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcela Chaves do Valle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.