Haruo Ohara: entre formas e texturas

Autores

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.169559

Palavras-chave:

Fotografia moderna, Fotografia artística, Haruo Ohara

Resumo

Este artigo busca, por um lado, apresentar em grandes linhas o agricultor-fotógrafo nipo-londrinense Haruo Ohara, e, por outro, demonstrar que sua produção fotográfica está em plena consonância com as características estéticas que definem a fotografia moderna brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

    Pontifîcia Universidade Católica de São Paulo | L’Institut Supérieur des Arts Appliqués (Professor e Doutor em Comunicação e Semiótica).

Referências

CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Teoria da poesia concreta. Textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.

COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CHIARELLI, T. A arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999.

FABRIS, A. O desafio do olhar. Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume II. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

FERNANDES JUNIOR, R. Processos de criação na fotografia. Apontamentos para o entendimento dos vetores e das variações da produção fotográfica. Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2006.

LOSNAK, M.; IVANO, R. Lavrador de imagens: uma biografia de Haruo Ohara. Londrina : S. H. Ohara, 2013.

MOHOLY-NAGY, L. Peinture, photographie, film et autres ecrits sur la photographie. Paris: Jacqueline Chambon, 1993.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar