Cinema algorítmico e memória coletiva

Autores

  • Jesse Drew University of California, Davis
  • Glenda Drew University of California, Davis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171984

Palavras-chave:

Arte Digital, Memória Coletiva, Produção de Filmes Algorítmicos, Processamento

Resumo

O projeto Pixeldust é um mecanismo interativo de vídeo/áudio/texto que pode ser distribuído em diversas formas de exibição. É concebido como uma forma de cinema algorítmico, que combina a estética e o poder visual do cinema com a flexibilidade e a mutabilidade da programação de computadores. Escrito na linguagem de processamento, o mecanismo Pixeldust aceita retratos fotográficos, desmonta-os em pixels e partículas componentes que ficam como poeira na parte inferior da tela projetada, depois os varre dramaticamente e os cristaliza em um retrato completo acompanhado pela palavra falada atribuída para a pessoa retratada. Pixeldust é uma plataforma que incentiva indivíduos e comunidades a compartilhar seus próprios exemplos de pessoas inspiradas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jesse Drew, University of California, Davis

    PhD em Rádio-TV-Filme em 1998 pela Universidade do Texas: o trabalho de Drew se concentra em mídias alternativas e comunitárias e seu impacto nas sociedades democráticas, com ênfase na classe trabalhadora global. Seu filme, fotografia e instalações foram apresentados em festivais e galerias internacionalmente. Seu livro atual é Uma História Social da Mídia Democrática Contemporânea (Routledge). Atualmente, é professor de cinema e mídia digital na UC Davis.

  • Glenda Drew, University of California, Davis

    Mestre em Artes Interdisciplinares em 1996 pela San Francisco State University. A pesquisa de Drew se concentra na cultura visual e na mudança social, com ênfase particular na classe trabalhadora. Seus assuntos incluem músicos, garçonetes, feministas e trabalhadores precários. Drew exibe seu trabalho nacional e internacionalmente. Atualmente é professora de design, especializada em mídia digital, na UC Davis.

Referências

HARPER, I. H. The Life and Work of Susan B. Anthony, including public addresses. Indianapolis: Bowen, Merrill, 1898.

MANDELA, N. Long Walk to Freedom: The Autobiography of Nelson Mandela. London: Little, Brown and Company, 1994.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar