Visual hybridizations in two audiovisual productions

Autores

  • César Biégas Faquin Universidade Tuiuti do Paraná
  • Denize Araujo Universidade Tuiuti

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171999

Palavras-chave:

Audiovisual, Hibridização, Intertextualidade, Dogville, Loving Vincent

Resumo

Este estudo pretende analisar e discutir dois filmes que apresentam estéticas híbridas: Dogville (2003), de Lars von Trier, e Loving Vincent, de Wechmann e Kobiela (2017). Dogville evoca a linguagem do teatro em sua construção e desenvolve uma relação intertextual com o teatro épico de Brecht, enquanto Loving Vincent é um filme-tributo a Vincent van Gogh, essencialmente intertextual por ser baseado nas cartas que van Gogh escreveu, assim como em suas obras de arte. As referências teóricas em relação aos processos de dialogismo, polifonia, hibridização, intermidialidade e intertextualidade são de Araujo, Bazin, Bakhtin, Brecht, Kristeva, Metz, Muller, Nagib e Rajewski.

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Biografia do Autor

  • César Biégas Faquin, Universidade Tuiuti do Paraná

    Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Brasil), com Graduação em Comunicação e Multimídia pela Universidade de Maringá (Paraná, Brasil), onde desenvolveu pesquisa em mídias híbridas e observatórios da mídia. Em seu Mestrado, em Estudos de Cinema e Audiovisual, pesquisou temas de intermidialidade e intertextualidade em produções audiovisuais.

  • Denize Araujo, Universidade Tuiuti
    Pós Doutorado (em desenvolvimento) UALg-Universidade de Algarve - Portugal, Doutorado (PhD) em Comparative Literature, Cinema & Arts UCR - University of California, Riverside (1998), Mestrado (Master of Arts) em Film Studies - ASU Arizona State University (1990) Estados Unidos, Especialização em Literaturas de Lingua Inglesa - UFPR Universidade Federal do Paraná (1986), Graduação em Português e Inglês e respectivas literaturas pela - UFPR Universidade Federal do Paraná (1984), Graduação em Música- Piano- pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1964). Coordenadora da Pós em Cinema desde 1997 e Docente do PPGCom-UTP, tendo sido coordenadora do mesmo de 2013 a 2010. Diretora do Clipagem - Centro de Cultura Contemporânea, desde 2011. Membro do Conselho Internacional do PC-Comitê de Publicação e do SRC - Comitê de Revisão de Normas da IAMCR -International Association of Media and Communication Research.

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Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Visual hybridizations in two audiovisual productions. (2020). Novos Olhares, 9(1), 142-154. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.171999