Shanghai gangster films and the politics of change

a study of Lord of the East China Sea (1993) and The Last Tycoon (2012)

Autores

  • Tatu-Ilari Laukkanen University of Tampere. Faculty of Communication Sciences

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.172000

Palavras-chave:

Filme de Gângster, Indústria Cinematográfica de Hong Kong, Globalização, Xangai, Du Yuesheng

Resumo

Neste artigo, por meio de uma leitura textual muito aproximada, mostrarei as diferenças ideológicas entre dois filmes baseados na vida do gangster de Xangai Du Yuesheng (1888, Pudong - 1951, Hong Kong) através de uma análise formal e narrativa. Du já era uma celebridade em sua época na era republicana e ainda é uma figura controversa na Grande China. No entanto, existem apenas dois filmes baseados na vida do chefão do ópio da Confissão Francesa, a recente coprodução de Hong Kong/RPC The Last Tycoon (Da Shang Hai, Wong Jing, 2012) e as épicas duas partes Senhor do Mar da China Oriental I e II (Shang Hai huang di zhi: Sui yue feng yun e Shang Hai huang di zhi: Xiong ba tia xia, Hong Kong, Poon Man-kit 1993). Mostro como esses filmes refletem as mudanças político-econômicas de Hong Kong e da China, concentrando-se na representação da classe social e do sujeito, na representação da migração e imigração interna e no nacionalismo. Os filmes serão discutidos em relação às mudanças na indústria cinematográfica de Hong Kong, no cinema chinês e mundial e no gênero de gângsteres transnacionais, mostrando como os cinemas locais e globais afetaram esses filmes.

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Biografia do Autor

Tatu-Ilari Laukkanen, University of Tampere. Faculty of Communication Sciences

Recebeu o t´ítulo de doutor em 2017, pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Hong Kong. Acadêmico do cinema e profissional da indústria, é afiliado ao Departamento de Comunicações na Universidade de Tampere. É especialista no BRICS como bloco cultural e membro da rede de Pesquisa de Mídia dos BRICS da Universidade de Tampere, e também um membro do TaRC (Tampere Research Centre for Russian and Chinese Media - Centro de Pesquisa de Tampere para Mídia Russa e Chinesa).

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Laukkanen, T.-I. (2020). Shanghai gangster films and the politics of change: a study of Lord of the East China Sea (1993) and The Last Tycoon (2012). Novos Olhares, 9(1), 81-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.172000

Edição

Seção

DOSSIÊ