O fim da comunicação? Em busca do horizonte do comunicacional

Autores

  • Deodato Rafael Libanio Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.185500

Palavras-chave:

Baudrillard, Epistemologia, Estética

Resumo

O ensaísta francês Jean Baudrillard anunciou o surgimento de uma sociedade regida pela ordem do simulacro, imagens vazias, sem referência ao “real”, que se tornam mais reais do que o “real”. Esse diagnóstico, quando aprofundado, leva ao fim da comunicação pela deflação de sentido. Neste texto, procuramos discutir essas ideias para levantarmos hipóteses epistemológicas sobre o fim da comunicação. Com a ideia de avançar no debate, propomos caminhos possíveis a partir do sistema baudrillardiano, para pensarmos na ciência da comunicação, elencando autores da área e da filosofia na tentativa de fazer as ideias dialogarem entre si e gerar questões importantes para a fundamentação científica da comunicação. A hipótese do trabalho é a de que o suposto fim da comunicação desloca a reflexão sobre a comunicação dos paradigmas sistêmicos, apontando para uma ontologia e para uma estética da comunicação.

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Biografia do Autor

  • Deodato Rafael Libanio, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorando (doutorado direto) do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa FiloCom da ECA-USP.

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

ARTIGOS

Dados de financiamento

Como Citar

O fim da comunicação? Em busca do horizonte do comunicacional. (2021). Novos Olhares, 10(2), 183-195. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.185500