Diversidade e democratização no cinema e no audiovisual brasileiro: um panorama de 2001 a 2021

Autores

  • Thiago Siqueira Venanzoni Centro Universitário Faculdades Integradas Alcântara Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190170

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Democratização do audiovisual, Audiovisual brasileiro contemporâneo, Coletivos audiovisuais, Políticas públicas

Resumo

O cinema e o audiovisual brasileiro passaram por relevantes transformações institucionais ao longo dos 20 primeiros anos do século XXI, o que certamente nos leva a pensar sobre o impacto dessas mudanças no campo audiovisual. Este artigo apresentará algumas dessas perspectivas a partir do alargamento do campo de produção e das alterações nos níveis da organização que estão indicadas, bem como os projetos do setor e as suas transformações. Para a construção desse panorama de vinte anos e para as análises de produção, faremos uso de dois articuladores conceituais presentes nas políticas públicas destinadas ao campo audiovisual: a perspectiva da diversidade e da democratização. Ambos articuladores estão vinculados à ascensão e à presença de novos territórios de produção audiovisual e à emergência de coletivos no horizonte dessas produções do cinema e do audiovisual brasileiro contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Thiago Siqueira Venanzoni, Centro Universitário Faculdades Integradas Alcântara Machado

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Docente Audiovisual no Centro Universitário Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdades de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM)

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

DOSSIÊ

Dados de financiamento

Como Citar

Diversidade e democratização no cinema e no audiovisual brasileiro: um panorama de 2001 a 2021. (2021). Novos Olhares, 10(2), 88-100. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190170