Volumetria audiovisual: por um novo campo de estudos da Comunicação

Autores

  • Vicente Gosciola Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.192651

Palavras-chave:

Volumetria, Audiovisual, 3D, Comunicação, Metaverso

Resumo

Este texto levanta subsídios teóricos e analíticos para propor um novo campo de estudos na área da Comunicação. Este campo abrange todo tipo de vídeo que não se caracteriza pela bidimensionalidade convencional das telas de Cinema e TV. O corpus do estudo é a tridimensionalidade ou volumetria audiovisual em suas diversas possibilidades. Pretendemos demonstrar que há um conjunto coerente das formas emergentes de modelagem e simulação por sistemas 3-D que são utilizadas na representação de narrativas apresentadas ao vivo ou sob demanda, nas salas de exibição, nos dispositivos móveis, na web, na instalação de galerias, sistemas de interação háptica e outras aplicações. Em particular, examinamos os conceitos, métodos e abordagens utilizados na criação e experiência prática dessas formas de expressão. Ao final, refletimos sobre a perspectiva, as texturas e os sentidos visceral e vestibular, como recursos já em uso para organizar, audiovisualmente, emaranhados emocionais.

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Biografia do Autor

  • Vicente Gosciola, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas. 

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Volumetria audiovisual: por um novo campo de estudos da Comunicação. (2021). Novos Olhares, 10(2), 101-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.192651