A politização de objetos esportivos: redistribuições simbólicas do consumo a partir da vinculação de atletas a causas sociais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.195078Palavras-chave:
Politização, Esporte, Consumo, Semiótica da cultura, DialogismoResumo
Diante de um contexto em que manifestações públicas de atletas sobre causas sociais têm sido cada vez mais frequentes, o objetivo deste artigo é debater como se dá o processo de politização dos objetos esportivos. Com base em Rancière, entendemos a politização de objetos esportivos como uma redistribuição simbólica de um bem de consumo que tem seus sentidos deslocados do campo da polícia para um espaço de dissenso. A discussão proposta estrutura-se em três tempos: 1. revisão de literatura sobre o ativismo esportivo; 2. recuperação de práticas recentes de ativismo de atletas e objetos esportivos politizados; e 3. mapeamento de processos semióticos a partir dos quais podemos delimitar e definir a politização dos objetos esportivos.
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