Pretensões críticas na série televisiva Segunda Chamada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.201989

Palavras-chave:

Crítica, Comunicação, Educação, Série televisiva, Segunda Chamada

Resumo

O artigo pretende confrontar os sentidos de crítica atribuídos à série televisiva Segunda Chamada (2019 e 2021), da Rede Globo. Lançada incialmente na tevê aberta e, posteriormente, na plataforma de streaming Globoplay, a série é apresentada como um produto que pensa criticamente os problemas da realidade social brasileira a partir de enfoques pedagógicos e comunicativos desenvolvidos no ambiente escolar. Não somente a série, mas também outras interpretações reverberadas na mídia, reafirmam a produção como um destacado gesto crítico em torno dessas questões. Diante disso, propomos tensionar essa visão, partindo de uma recuperação do conceito de crítica para orientar a análise da série.

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Biografia do Autor

  • Ercio Sena, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). É mestre em comunicação, doutor em Letras e doutor em Educação.  

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Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Pretensões críticas na série televisiva Segunda Chamada. (2023). Novos Olhares, 12(1), 46-57. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.201989