Como se constrói uma casa: tipografia dinâmica e interativa em ambientes digitais e audiovisuais

Autores

  • Alexandre Catarino Oliveira Martins Direção Regional de Cultura do Norte
  • Bruno Mendes da Silva Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205278

Palavras-chave:

Tipografia, Texto, Imagem em movimento, Média-arte digital

Resumo

Este artigo pretende realizar uma breve abordagem analítica sobre o papel semântico e estético da palavra escrita e da tipografia entre o final do século XIX e a atualidade, prestando especial atenção à sua percepção e utilização em sistemas audiovisuais e digitais. Analisando uma ampla gama de períodos, obras e artistas, o objetivo é compreender o potencial da tipografia no discurso artístico contemporâneo, explorando principalmente as componentes visual, dinâmica e interativa da tipografia moderna e contemporânea. Paralelamente, procura-se encontrar novas possibilidades de uso da tipografia como componente artístico num sistema computacional e videográfico. Neste artigo, apresentaremos um dos nossos primeiros trabalhos experimentais neste campo, um curta-metragem em stop-motion, desenvolvido com o propósito de avaliar formas originais de convergir texto, imagem e movimento num ambiente audiovisual e digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Catarino Oliveira Martins, Direção Regional de Cultura do Norte

    PhD student in Digital Media-Arts, with a Master’s degree in Heritage, Arts, and Cultural Tourism. Currently collaborates with Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), providing support in the revision and edition of the “Património a Norte” collection and with Cine-Clube de Avanca in the organization of its archive. Researcher at Centro de Investigação Transdisciplinar – “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM) and at Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). His research fields include Film Studies and Digital Arts.

  • Bruno Mendes da Silva, Universidade do Algarve

    Post-doctoral fellow in Communication, Culture, and Arts at the University of Algarve (UAlg). PhD in Literature and Cinema by UAlg. Vice-coordinator of the Research Centre for Arts and Communication. Coordinator of the Communication Sciences Area at the UAlg School of Education and Communication (ESEC) of UAlg. Director of Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes. He has participated in 22 scientific projects (as responsible researcher or research member) and is the author of several books, book chapters, and other scientific publications (around 80).

Referências

Alvarez, J. (2001). Scalpoema [Video]. Observatório da Literatura Digital Brasileira. https://www.observatorioldigital.ufscar.br/repositorio-da-literatura-digital-brasileira/scalpoema/

Bacelar, J. (1998). A letra: comunicação e expressão. Universidade da Beira Interior.

Bachfischer G. & Robertson T., (2005, September 25-27). From moveable type to moving type – evolution in technological mediated typography [Apresentação de trabalho]. AUC Academic and Developers Conference 2005, Hobart, Tasmania, Australia. https://bit.ly/3vQk1hU

Betancourt, M. (2019). Asemic typography in kinetic design. Semiotica, 2019(231), 245-257. https://doi.org/10.1515/sem-2018-0029

Clifford, A. (2006). Sweet Old Etcetera [Projeto de Web]. Electronic Literature Collection. https://collection.eliterature.org/2/works/clifford_sweet_old_etcetera/sweetweb/sweetoldetc.html

Dos Santos, A. L. & Prado, G. (2002). Memória [Video]. Observatório da Literatura Digital Brasileira. https://www.observatorioldigital.ufscar.br/repositorio-da-literatura-digital-brasileira/memoria-2/

Duchamp, M. (1926). Anémic cinéma [Fotograma]. MoMA. https://www.moma.org/collection/works/304633

Enns, C. (2016). Frampton’s Demon: A Mathematical Interpretation of Hollis Frampton’s Zorns Lemma. Leonardo 49(2), 156-160. https://www.muse.jhu.edu/article/613935.

Geiger, N. (2020). Discourse, Figure, d’après Lyotard. In A. C. Valente (Coord.), Avanca | Cinema 2020 (pp. 108-113). Cine-Clube de Avanca. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a104

Gelb, I. J. (1963). A study of writing (2nd ed.). The University of Chicago Press.

Harris, D. (2003). The Calligrapher’s Bible: 100 complete alphabets and how to draw them. Quarto Publishing.

Heidegger, M. (2002). Ensaios e conferências. Vozes.

Kramer, S. N. (1963). The Sumerians: their history, culture, and character. The University of Chicago Press.

Marcus, S. (1972). The typographic element in Cubism, 1911-1915: its formal and semantic implications. Visible Language, 6(4), 321-340. https://bit.ly/3ICssVO

Martins, A. (2022, outubro 27). como se constrói uma casa [Video]. Vimeo. https://vimeo.com/764465418

McCarthy, S. (2020). Digital typography at Stanford. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 6(4), 546-560. https://doi.org/10.1016/j.sheji.2020.08.006

Mietkiewicz, H. (2017). OpenType Font Variations: Digital Typography Revolution has just been announced [Dissertação de mestrado, Royal College of Art]. https://bit.ly/3CC041Y

MoMA (2020, agosto 23). Marcel Duchamp's "Anémic cinéma" (1926) | MoMA FILM VAULT SUMMER CAMP [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=qi3Zgx0Jh9k&t=2s

Neitzel, A. A., & Bridon, J. (2013). Poesia digital: reflexões em curso. Literatura y Lingüística, (27), 111-133. https://bit.ly/3k6Pt9a

Palos, K. I., Campos, G. B., & Silva, A. C. (2019). Typography in interactive poetry: gestures and their contributions to reading multiplicities. In M. Kurosu (Ed.), Human-computer interaction: design practice in contemporary societies (pp. 212-227). Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-22636-7_15

Pimentel, T., & Branco, V. (2005). Dynamic and interactive typography in digital art. Computers & Graphics, 29(6), 882-889. https://doi.org/10.1016/j.cag.2005.09.005

Quelhas, V. (2012). Dynamic typography dynTypo > Understanding typography as a multimedia expression [Apresentação de trabalho]. 5º Congreso Internacional de Tipografía, Valencia, Spain. https://bit.ly/3VRecLG

Rebelo, S., Martins, T., Bicker, J., & Machado, P. (2018, November 17-18). Typography as image: experiments on typographic portraits [Apresentação de trabalho]. 9º Encontro de Topografia, Tomar, Portugal. https://bit.ly/3VYBCyS

Schmandt-Besserat, D. (2014). The evolution of writing. In J. Wright (Ed.), International encyclopedia of social and behavioral sciences (pp. 761-766). Elsevier. https://bit.ly/3isZPzG

Sitney, P. A. (1979). Image and title in avant-garde cinema. Essays in Honor of Jay Leyda, 11, 97-112. https://doi.org/10.2307/778237

Small, D. (1999). Rethinking the Book [Tese de doutorado, Massachusetts Institute of Technology]. MIT Libraries. https://bit.ly/3jX5zlr

Tavares, O. G. (2010) A interatividade na poesia digital. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. https://bit.ly/3WYHYzk

Tschichold, J. (1995). The principles of the new typography. In J. Tschichold, The new typography: a handbook for modern designers (pp. 115-128). University of California Press. https://bit.ly/3Xm6smd

Uyan Dur, B. I. (2021). Virtual Reality art and immersive experimental typography. e-Journal of New Media, 5(3), 219-233. https://doi.org/10.17932/IAU.EJNM.25480200.2021/ejnm_v5i3002

Warde, B. (1955). The Crystal Goblet: sixteen essays on typography. The Sylvan Press.

White, T., & Small, D. (1998, April 18-23). An interactive poetic garden [Apresentação de trabalho]. CHI ’98: CHI 98 Conference Summary on Human Factors in Computing Systems, Los Angeles, California, United States. https://doi.org/10.1145/286498.286804

Downloads

Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Como se constrói uma casa: tipografia dinâmica e interativa em ambientes digitais e audiovisuais. (2023). Novos Olhares, 11(2), 49-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205278