Total refusal: por uma desobediência digital criativa

Autores

  • Lucas Murari Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205339

Palavras-chave:

Total refusal, Tecnologias de inovação, Apropriação de imagens, Machinima, Realidade virtual

Resumo

Este artigo tem como intuito estudar a obra do Total Refusal, coletivo fundado na Áustria em 2018. O grupo tem como base ações de guerrilha midiáticas que exploram estratégias de intervenção artística em jogos de computador contemporâneos e outros dispositivos de realidade virtual, a partir da apropriação e ressignificação de materiais audiovisuais. O objetivo é investigar os aparatos estético-políticos presentes no filme How to Disappear – Deserting Battlefield (2020). A técnica conhecida como machinima é fundamental para o entender os procedimentos adotados pelo coletivo e será apresentada nesta discussão.

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Biografia do Autor

  • Lucas Murari, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Université Sorbonne – Paris 3. É curador do DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental. Atua como professor de cursos de artes e cinema. Em 2022 publicou na França a antologia "Expanded Natures – Écologies du cinéma expérimental" (Ed. Light Cone), em co-autoria com Elio Della Noce. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Escola de Comunicação da UFRJ (bolsa PNPD/CAPES). É editor da Revista Eco-Pós.

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Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Total refusal: por uma desobediência digital criativa. (2023). Novos Olhares, 11(2), 146-152. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205339